26.7.07

V de Vingança e o Caos Aéreo


Eu vou acompanhando toda essa putaria que acontece no setor aéreo do país com uma certa objetividade jornalística. Tratando fato como notícia e ponto. Como se o Brasil ganhasse ouro no vôlei. Como se fosse a queda de 1 por cento da Bovespa.


O acidente com o avião da Gol, há 9 meses, pra mim foi meio assim. Dei a notícia. Noticiei a repercussão. E foi por causa do acidente que saí da redação quase as 3 horas da manhã daquela sexta feira. Outro avião se acidentou na semana passada. De novo, eu tive que dar a notícia. Acompanhei e noticiei a repercussão da tragédia. E saí da redação quase 1 da manhã, naquela terça feira.

Eu sempre fico um pouco passada com estas tragédias. Um pouco. Elas não me sensibilizam mais tanto. Sei lá, depois de passar um bom tempo visitando favelas incendiadas e pessoas desabrigadas, chacina na periferia, rebelião em presídio, veículos acidentados, pessoas feridas e quetais, acho que tratar fatos assim, com uma certa distância, pode ser normal (se não for, alguém me avisa, que eu corro pro psiquiatra mais próximo). Veja, não se trata de perda de capacidade de indignação. Eu me revolto freqüentemente com o que eu leio, ou ouço no rádio ou vejo na TV. Mas desta vez, além de indignada, eu realmente fiquei triste. Na semana passada, pela primeira vez na vida, eu chorei lendo jornal. Lendo os depoimentos daqueles familiares.

O governo e os empresários deste país devem dar graças a Deus todas as noites pelo fato deste povo ser tão pacífico. Mesmo com tanto desgoverno, tanta desgraça. Mesmo pagando impostos altíssimos, que fazem o Brasil figurar no topo da lista dos países com maior carga tributária do planeta. Mesmo que, ainda assim, não recebam um milésimo dos impostos pagos de volta em serviços dignos.

Acho uma bobagem culpar alguém pelo caos. O governo, as empresas, o fabricante dos aviões, quem quer que seja. O negócio ganhou uma proporção tão grande que não existe UM culpado. A putaria no setor aéreo é generalizada.

Se o Gênio da Lâmpada aparecesse aqui, agora, pra mim, eu pediria para ter o dom da persuasão e a persistência do protagonista mascarado de “V de Vingança”. Que não aceitava ser tratado como imbecil pelo governo da cidade dele. Que acreditava que aquela dinâmica tinha que ser diferente. Que as coisas não precisavam ser tão ruins e podiam melhorar. Acreditava nisso, convenceu as pessoas disso e, juntos, fizeram mudar.

Gênio da Lâmpada, apenas um dia seria suficiente. Então, eu convenceria os cerca de 180 milhões de brasileiros a deixarem de usar aviões. E ninguém, NINGUÉM mais embarcaria de lugar nenhum. Aeroportos de todo o país ficariam às moscas. Reuniões importantes de engravatados seriam canceladas. Negócios importantes seriam perdidos. Campeonatos de futebol seriam cancelados. Mercadorias deixariam de ser entregues. Hotéis ficariam vazios. Edições da Folha, Estadão e O Globo deixariam de ser entregues fora do eixo Rio-SP. Empresas iriam à falência. Com tudo isso, milhões de reais escorreriam pelo ralo. A Fiesp e a Fierj organizariam manifestações, em conjunto com Associações, Organizações Não Governamentais e parlamentares da oposição, com o apoio de todos os grupos de comunicação. Convocados por eles, milhares de brasileiros iriam às ruas de todas as capitais do país.

Apenas uma ou duas semanas seriam suficientes. Aposto como empresas aéreas, Anac, Infraero, controladores de vôo, pilotos e governo federal se entenderiam rapidamente. E a putaria no setor aéreo teria fim, sob o risco de um novo boicote geral, mobilização maciça e a quebra da economia. Sem que mais nem um cidadão tivesse que morrer para que as coisas funcionassem como deveriam.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero pedir também que o Dualib desapareça preu poder ter vida e namorado de novo. Será que rola? Sodades, sodades, sodades...

Lica disse...

Concordo, Tatinha...
Fora todo mundo!!!

Anônimo disse...

tatinha para presidente!

Anônimo disse...

alguém providencia uma máscara igual a da fota pra mim?

Anônimo disse...

será que tem na 25 de março? rs

Lica disse...

cadê você que não escreve mais?!?!

ps1 - encontrei sua mãe e sua irmã na locadora sábado!!!

ps2 - tenho te ouvido sempre que saio do trabalho!!! (19h00) eu voto no Ibira como maravilha de Sampa!!!