5.6.07

It's Only Rock'n'Roll But I Like It

Fui ver a exposição Rockers, com mais de 270 registros do fotógrafo Bob Gruen. Ele é um dos mais conceituados e respeitados profissionais do rock. Trabalhou com Led Zeppelin, The Who, David Bowie, Tina Turner, Elton John, Aerosmith, Kiss, Alice Cooper e ainda ficou amigo de John Lennon. Além de tudo isso, nos anos 70 Gruen acompanhou turnês do que seriam algumas das grandes bandas do punk: New York Dolls, Sex Pistols, Clash, Ramones, Patti Smith e Blondie. A curadoria da exposição é do ótimo Supla (sim, acho ele ótimo!).



Espalhadas pelo salão da FAAP estão fotos clássicas, como a dos Ramones na frente do CBGB e a de Sid Vicious se lambuzando com um cachorro quente, fotos de shows, bastidores e quatro imagens gigantes de 6 metros.



Depois de uma geralzona - incluindo uma belíssima foto do Kiss, com máscaras, em Kyoto -, há as subdivisões. A primeira é dedicada ao punk, com imagens das grandes bandas representativas do gênero e um breve texto sobre elas (Ramones tocavam 12 músicas em 16 minutos!!!).

Em seguida, há a subdivisão “John Lennon”, com a lendária foto dele fazendo o sinal da paz com os dedos e a Estátua da Liberdade ao fundo. Mais textinhos explicativos e várias imagens de bastidores. Dois destaques: John no estúdio com o filho, Sean. E John no estúdio, trabalhando, enquanto Yoko faz crochê, deitada num sofá, do outro lado da mesa de som.

A última parte da exposição é dedicada a fotos mais recentes de Bob Gruen. É onde aparecem, por exemplo, Julian Casablancas, do Strokes, Billy Joe, do Green Day, e até a Kate Moss - modelo, junkie e namorada de Pete Doherty, líder do Babyshambles. Além dos caras dos Sex Pistols, do New York Dolls e do Clash já tiozinhos. Tem também a Courtney Love, mas não tem nada do Kurt Cobain.

Aliás, vendo as fotos, você pode achar que Debbie Harry, do Blondie, usa apenas uma blusa branca – suja - e uma calça rosa por toda a vida. E pode, quem sabe, não reconhecer a cara de Iggy Pop nos anos 70.
Tem também um espaço que simula um quarto, com vários pôsteres e recortes de jornais e revistas colados nas paredes. Nada demais.

Três vídeos são exibidos simultaneamente em telões. Não vi nenhum dos três por inteiro, mas em um deles, Bob falava sobre as fotos. O segundo telão exibia um vídeo sobre o New York Dolls e o terceiro um do Blondie.


A Cosac Naif editou o livro homônimo com as fotos de Bob Gruen. Custa cerca de 70 pilas. A exposição é gratuita. Pra quem gosta de rock'n'roll ou de música em geral é um prato cheio. Quem não se importa muito com música mas gosta de um belo trabalho de fotografia também vai se divertir. Recomendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

FAAP - Faculdade Ali Atrás do Pacaembu!! :-)

DeMi disse...

Para quem não entende nada de rock e muito menos de punk também é um prato cheio né? Depois da galeria, a gente devia ir lá (num fictício dia de folga).