9.10.07

Hey, Jude!

Sábado eu vi Across The Universe, filme que foi exibido depois da coletiva da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - porque, já dizia meu pai: primeiro a obrigação, depois a diversão.
É uma produção independente que fez uma bilheteria surpreendente nos EUA na estréia, no mês passado (e a maioria do público tinha ATÉ 26 anos – eu e meu complexo de Peter Pan).

Trata-se de um musical e, embora eu normalmente não vá muito com a cara de musicais, este é batutíssimo. A historinha é bem adolescente. Um inglês, Jude (atente aos nomes), vai lá pra terra do Tio Sam em busca do pai que ele não conhece. Além do pai, ele acaba conhecendo um rapaz loiro e hospitaleiro que parece o irmão caçula do Kurt Cobain e tem uma irmã linda, chamada Lucy - que é a Evan Rachel Wood, de quem eu me lembrava de Aos Treze. Mas ela tem namorado, que logo morre, em combate no Vietnã.

Pra encurtar a história, o irmão de Lucy é convocado pra guerra, Lucy se envolve em movimentos pacifistas e Jude se apaixona por ela. O filme retrata todo o movimento de protesto contra a guerra do Vietnã, da contracultura e a psicodelia dos anos 60 nos Estados Unidos. Como eu disse, é um musical. Então, no meio disso tudo, têm os números cantados pelos atores. O mais legal: são todas canções... dos Beatles! (sacou o Jude e a Lucy e o título?) E o filme se desenrola meio que passando por todas as fases da banda. A fase do Srg. Peppers é a mais bacana de todas, muito colorida e cheia de efeitos - eu me perguntava se alguém tinha colocado algum acidozinho no meu café da manhã.

Como toda produção independente-cult que se preze, Across The Universe tem várias participações especiais: Bono Vox (envelhecido uns 127 anos para o papel), Salma Hayek (de quem só fui me dar conta depois que o filme terminou), Joe Cocker e Eddie Izzard (que eu não sabia nem quem era, quanto mais que cara tem).

Abaixo, o trailler:

2 comentários:

Colaborador disse...

Valeu por mais uma boa dica de CURTURA. Pena que vou ter que esperar sair em dvd e deus sabe o nome que vão dar para isso em português.

Por falar em Cobain, você viu o que saiu um dvd com sua biografia? tenho que dar uma olhada.

Bjs. Pulga

Anônimo disse...

ah, eu super queria ver esse! mas não tá na minha programação. to super na lama, aliás rs.
meu, onibus 174 é tudo! super hiper bom né?
beijos